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8 dicas de alimentação para a chegada do Outono

Estamos no começo do outono e com a chegada dessa estação é preciso fazer algumas mudanças na alimentação para manter a saúde em dia.

As temperaturas mais amenas e o ar mais seco dessa estação são propensos a causar a desidratação do nosso organismo e até mesmo problemas respiratórios. Conheça algumas dicas para aproveitar essa estação sem preocupações.

Consuma alimentos ricos em vitamina C

Alimentos que possuem alta concentração de vitamina C têm o poder de te ajudar na prevenção de doenças infecciosas do sistema respiratório, reduz as chances de anemia ao favorecer a absorção de ferro e aumenta sua imunidade, deixando você mais resistente às variações climáticas da estação.

Por isso, uma das principais dicas de alimentação no outono é aumentar o consumo de frutas como laranja, limão, goiaba, caqui e maracujá, justamente por oferecerem essa vitamina e serem facilmente encontradas nesta época do ano, muitas vezes por preços mais baixos.

Tome sopas à base de legumes e proteínas magras.

As sopas são uma ótima opção para você ingerir nutrientes variados de uma única vez sem ficar com a sensação de estômago pesado.

Você pode misturar carboidratos bons como os grãos integrais, proteínas magras e um verdadeiro leque de legumes, diversificando as vitaminas e os minerais ingeridos.

Aproveite frutas e vegetais da estação

Consumir alimentos da estação é muito vantajoso para o organismo, pois suas concentrações de vitaminas e minerais são mais altas nessa época do ano.

Assim, aproveite o outono para consumir verduras e legumes como abobrinha, abóbora, agrião, batata-doce, berinjela, beterraba, chuchu, espinafre e repolho. Em relação às frutas, este é o momento de investir no abacate, banana, carambola, figo, goiaba, maçã, pera e tangerina.

Hidrate-se com água, chás e sucos

As temperaturas podem estar mais amenas, mas isso não significa que você pode descuidar e beber menos liquídos. Se você tiver dificuldade para tomar água, outras opções interessantes são os sucos e chás, de preferência orgânicos e preparados no momento em que você for beber.

Algumas opções são os chás de maracujá, maçã com canela, frutas vermelhas e chai. Todos eles ajudam a hidratar o organismo, contêm antioxidantes e outras substâncias que favorecem a saúde e ajudam a aquecer o corpo a qualquer momento do dia.

Já os sucos podem ser feitos com as frutas da estação e devem ser consumidos preferencialmente sem açúcar ou adoçante.

Invista nas frutas com alto poder de hidratação

Além de beber muito líquido, consumir frutas também vai te ajudar a manter seu corpo hidratado. Então dê preferência a frutas com alto poder de hidratação, como melancia, pêssego, framboesa, morango, melão e abacaxi.

Como as opções são muitas, opte por frutas do seu gosto e rotina, variando o cardápio e sempre deixando a refeição ou lanchinho mais apetitoso para você. Fazer uma salada de frutas pode ser uma alternativa deliciosa e muito saudável.

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