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A abóbora é um alimento que contém, entre as suas propriedades, uma carga enorme de vitaminas e minerais, baixo índice de calorias, nada de colesterol e zero de gorduras saturadas. Além disso, é rica em fibras e fácil de ser incorporada ao cardápio diário devido à facilidade do seu preparo e à variedade de receitas nas quais sua polpa e suas sementes podem ser usadas.

Os benefícios da abóbora são muitos e o seu consumo é frequentemente recomendado por médicos tanto para o controle do colesterol e em programas para perda de peso, quanto no tratamento e prevenção de muitas doenças.

Benefícios da Abóbora
Melhora a visão e a saúde dos olhos

De acordo com o National Institutes of Health, o consumo frequente de abóbora é capaz de desacelerar algumas doenças degenerativas dos olhos que levam a cegueira.

Abaixa a pressão arterial
Pesquisas mostram que o óleo de semente de abóbora é cheio de fitoestrógenos, substâncias benéficas para a prevenção da hipertensão. Em estudos de laboratório, o consumo do óleo ajudou a baixar a pressão cardiovascular em apenas 12 semanas.

Melhora a saúde sexual do homem
O zinco, presente em quantidade significante nas sementes de abóbora, é um mineral fundamental na saúde sexual do homem porque regula a produção de hormônios masculinos determinantes para a fertilidade, ereção e desejo sexual.

Melhora a qualidade do sono
Sementes de abóbora são ricas em triptofano, um aminoácido responsável por auxiliar na produção de serotonina no nosso corpo. Um neurotransmissor que melhora o humor ajuda a relaxar e a dormir melhor.

Beneficia o Sistema imunológico
Vegetais como a abóbora, ricos em betacaroteno e vitamina C combinados, oferecem um reforço ao sistema imunológico devido à complementação ponderosa entre tais nutrientes.

Melhora a saúde da mulher da fertilidade à menopausa
Segundo publicações da Harvard Medical School, o consumo de vegetais ricos em ferro como a abóbora, melhora o nível de fertilidade nas mulheres. Estudos também mostram que a vitamina A, também presente na abóbora em forma de betacaroteno, é essencial para a síntese de hormônios durante a gravidez e o período de amamentação.

Dicas para preparar abóbora
Basta usar a criatividade e você encontrará inúmeras formas para aproveitar os benefícios da abóbora na sua dieta. Ela pode ser usada em sobremesas, sopas, saladas, geleias e pratos principais. Experimente levar pedaços de abóbora sem sementes ao micro-ondas por 4 a 5 minutos (o tempo varia de acordo com a quantidade) e veja como fica fácil fazer um purê da polpa. O purê pode receber um toque de canela e noz-moscada e ser usado como geleia, ou ser temperado com sal, azeite e condimentos e servir como acompanhamento para carnes. Experimente ainda adicioná-lo ao seu iogurte favorito o na massa de bolos e bolachas.

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