Curiosidades da culinária árabe
março 10, 2020
Os benefícios da Romã para a saúde
março 17, 2020
Tudo

Benefícios da pimenta para a saúde

A pimenta é um ingrediente muito usado em diversas culinárias pelo mundo. Aqui no Brasil, ela está presente na maioria dos nossos pratos. Além disso, temos uma grande variedade de pimentas à nossa disposição.

Elas não dão apenas aquele toque especial aos pratos, mas também trazem alguns benefícios para a nossa saúde, confira abaixo alguns deles: Ela é rica em vários nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo. Ela é fonte de vitamina C, que melhora o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, ela também é rica em vitamina E, uma vitamina conhecida por ser um antioxidante natural, que auxilia na prevenção de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Outra vitamina que pode ser encontrada nas pimentas é a vitamina A. Nas pimentas, ela se encontra na forma de carotenoide. Quando consumida se transforma em vitamina A, assim como nas cenouras. Apenas meia colher de sopa de pimenta dedo-de-moça em pó é o suficiente para fornecer para o corpo a quantidade necessária de vitamina A por dia!

Para quem está tentando perder peso, saiba que a pimenta pode ser uma grande amiga. Ela é conhecida por ser um alimento termogênico, ou seja, ela ajuda a acelerar o metabolismo e aumentar o gasto calórico. Isso tudo graças à capsaicina.

Por falar em capsaicina, estudos comprovam que ela ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. No entanto, é preciso ter certo cuidado com a ingestão de pimenta. Pessoas que sofrem com gastrite, refluxo e hemorroida precisam evitar as pimentas, pois elas aumentam os sintomas. O indicado, para quem não sofre com essas doenças, é consumir pimentas pelo menos duas vezes por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *