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Com o ENEM chegando, sabemos que a ansiedade e o nervosismo cresce, o que pode acarretar na maneira que nos alimentamos, é uma prova de longa duração e que deixa os candidatos extremamente cansados após o término. Porém, uma alimentação balanceada pode ajudar na hora da concentração e desempenho durante o exame, a falta de alguns nutrientes podem acarretar no desequilíbrio na cognição, o raciocínio e o pensamento. O lanche que é levado durante a prova também precisa ser escolhido com cuidado, assim como a alimentação que antecede a mesma, por exemplo, o café da manhã e o almoço.

Os nutricionistas aconselham a evitar de ingerir alimentos muito gordurosos e de rápida absorção, pois pode causar dores de cabeça, o que faz o candidato perder a concentração. É essencial incluir na alimentação verduras, legumes e frutas, por serem ricas em fibras, vitaminas e minerais, o que ajuda na reposição dos nutrientes. Outro fator importante é a hora do café e almoço, comidas pesadas podem causar sono e é recomendado evitar de comer em restaurantes desconhecidos no dia, deixe para uma próxima oportunidade, opte por comidas caseiras.

Mas o que comer durante a prova? Talvez essa seja uma das maiores preocupações dos estudantes, e sim, o famoso chocolate é bem-vindo, porém, a melhor opção seria os com porcentagem maior de cacau e menos açúcares. As barras de cereais também são ótimas para serem consumidas, os nutricionistas recomendam com os seguintes componentes: castanhas, amêndoas, frutas desidratadas, uva passas ou aveias. Nem pense nas bebidas energéticas! Melhor ter um sono e alimentação regulado nessas horas do que arriscar no energético, os médicos ainda apontam que o uso da bebida pode causar danos ao coração.

Achou que íamos esquecer o principal? Leve uma garrafa de água, além de facilitar na digestão, são ótimos para manter o estudante hidratado.

Desejamos a todos uma boa prova!

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