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CICLISMO: VOCÊ FAZ SUA PEDALADA VALER A PENA?

As vantagens do ciclismo para a saúde do corpo e da mente são inúmeras, e a  alimentação adequada potencializa os resultados sobre duas rodas. Para ajudar você a usufruir melhor dos benefícios desse esporte, daremos 5 sugestões de alimentos para incluir nas suas refeições. Mas antes explicaremos porque a alimentação para ciclistas é fundamental. Vamos lá?

Qual a importância da boa alimentação para ciclistas?
A escolha dos alimentos reflete diretamente no desempenho do ciclista durante a pedalada. As consequências ainda extrapolam o rendimento na bicicleta e afetam a saúde física: as dores musculares e o mau funcionamento do organismo são sintomas comuns quando se descuida da dieta.

Pratos pesados e ricos em gorduras devem ser evitados no cardápio, pois o organismo demanda mais tempo para digeri-los. Após o consumo, o fluxo sanguíneo se concentra no processo digestivo e não se espalha para o resto do corpo enquanto exercitado. Pedalar logo depois de consumir esse tipo de alimento resulta em desconforto gastrointestinal.

Ingerir carboidratos, proteínas e antioxidantes é o recomendado para quem pratica ciclismo, seja por esporte, seja por lazer. Entenda o motivo de priorizá-los:

Carboidratos
Os carboidratos são macronutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia para as células. Eles são armazenados no corpo na forma de glicogênio, fonte poderosa de energia para os músculos e para a performance física. São encontrados em batatas,espinafre, nabos, maçãs e alface, por exemplo.

Proteínas
As proteínas são moléculas essenciais para a reparação dos tecidos e a reposição do gasto energético. Ótimas fontes de proteína — feijão, leite, queijo, carne e ovos — garantem a síntese proteica, que recupera os músculos.

Antioxidantes
Os antioxidantes combatem os radicais livres, que podem causar envelhecimento precoce, morte celular e outras doenças. A produção dessas substâncias danosas está ligada aos exercícios intensos, além de fatores externos.

Frutas cítricas, pimentão, cenoura e espinafre são ricos em vitaminas e em propriedades antioxidantes, como o betacaroteno, ideais para neutralizar os radicais livres.

Alimentos recomendados para ciclistas
Beterraba
A beterraba produz óxido nítrico no organismo, importante dilatador de vasos, o que favorece o transporte de sangue oxigenado aos músculos. O resultado? Melhor rendimento no pedal!

Espinafre
Ele nutre os músculos e elimina as toxinas dos vasos sanguíneos, além de fornecer energia para o corpo. A exemplo da beterraba, o espinafre ajuda a melhorar o desempenho físico.

Maçã
A fruta é rica em vitaminas, o que é excelente para fortalecer a imunidade, e contém propriedades antioxidantes. A maçã modera o apetite, por isso é bom comê-la antes do passeio.

Manter-se hidratado é indispensável para o ciclista. A regra é beber água antes, durante e depois dos exercícios, sem esperar sentir sede porque ela já é sinal de desidratação.

Outra forma apropriada de ingerir líquidos é por meio de alimentos com alto potencial de hidratação. Entre eles, estão: alface, morango, melancia e maçã.

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