5 alimentos que retardam o aparecimento de cabelos brancos
setembro 17, 2019
3 dicas para comer menos em dias frios
setembro 24, 2019
Tudo

Como reaproveitar a sobra dos alimentos

Com a sustentabilidade em alta, a preservação dos recursos naturais e da conscientização do nosso consumo se tornaram importantes para o nosso dia a dia.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde para a Alimentação e Agricultura (FAO), 1,3 bilhão de toneladas de alimento são descartados no planeta a cada ano. Isso representa cerca de 30% de tudo o que é produzido.

O que para muitos pode ser lixo, é, na verdade, uma excelente forma de reaproveitamento. E é aí que o aproveitamento integral dos alimentos aparece.

Polpas, cascas e sementes poderiam ser mais bem aproveitadas com o consumo consciente. Dessa forma, é possível evitar a poluição das águas (uma vez que o chorume é mal descartado nos aterros sanitários) e a produção do gás metano na atmosfera.

O que fazer?
Antes de preparar qualquer alimento, repare nos ingredientes a serem utilizados. A abóbora, por exemplo, é bem versátil: pode ser refogada, cozida, colocada na sopa, e, além disso, sua casca é uma excelente fonte de fibra e ferro.

Além disso, a semente é uma rica fonte de antioxidantes e pode virar até petisco, podendo ser assada no forno temperada com especiarias.

Alimentos como a laranja podem ser usadas para aromatizar o arroz, fazer doces ou para um chá, assim como o maracujá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *