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EXERCÍCIO FÍSICO: O QUE COMER PÓS TREINO?


Já não é segredo para ninguém que para manter uma rotina de vida saudável os treinos e a alimentação têm que andar de mãos dadas. Muitas vezes temos dúvidas sobre o que comer depois do treino para garantirmos que os exercícios sejam realmente eficazes para atingirmos nossas metas. Agora é hora de sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto e aprender o que comer depois do treino.

Quais os nutrientes necessários?
Vamos pensar na seguinte situação, você foi para seu treino e antes ingeriu carboidratos para ganhar mais energia e poder treinar com mais desempenho. Esse armazenamento foi eliminado com a prática dos exercícios. Então, você deve ingerir carboidratos para reposição já que o funcionamento habitual do organismo depende deles.

Os músculos foram de alguma forma agredidos e precisam se recompor, como a composição muscular é de proteínas, a ingestão desse nutriente deve ser maior que a de carboidrato.

Outra grande necessidade corporal após o treino é a hidratação, por isso o consumo de água deve ser imediato e constante após a prática de exercícios físicos. Tomar uma bebida isotônica também é uma saída inteligente para reposição de sais minerais perdidos com o suor.

O que comer depois do treino, então?
Uma dieta saudável para quem pratica exercícios físicos chega a até 2.000 calorias por dia, claro que é para ficar de olho na qualidade dos alimentos calóricos. Não adianta comer fast food ou alimentos processados para aumentar esse consumo. A qualidade dos alimentos faz toda diferença neste processo pós-treino.
Quando nos referimos ao consumo de carboidratos para a reposição, o ideal é ingerir carboidratos de baixo nível glicêmico para que não haja picos de insulina no organismo e seu esforço vá por água abaixo. Alguns alimentos que representam muito bem esse grupo são: mandioca, batata-doce, pera, laranja, maçã e banana.

Proteínas
As proteínas também devem ser ingeridas com restrições, nada de carnes gordurosas ou processadas. Elas devem ser ingeridas de acordo com seu peso corporal, a cada kg devem ser ingeridos 1,6 g de proteínas, no máximo. Por exemplo, se você pesa 70 kg o ideal de consumo é 112 g de proteínas boas. Alguns alimentos que representam esse grupo são: peito de frango sem pele, ovos, feijão, tofu, carnes vermelhas magras, castanhas do Pará, salmão, sardinha, atum e iogurte.

Minerais
A hidratação é imprescindível para manter a saúde fazendo exercícios físicos. Recomendamos o consumo de bebidas isotônicas logo após o treino para restabelecer os sais minerais que foram perdidos. Após esse consumo, muita água, água de coco, água aromatizada.
Nada como uma boa alimentação para alcançar os objetivos de seus treinos. Não basta apenas suar a camisa se não sabe o que comer depois do treino para manter a saúde e viver melhor. Com uma alimentação adequada e muito treino seus objetivos serão alcançados muito mais rápido do que imagina.

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