Diversão no feriadão: confira dicas criativas para bons momentos em família - Extrafruti

De desafios culinários a experiências gastronômicas internacionais, confira dicas de programas divertidos para fazer com a família neste feriadão.

Ele está chegando, aquele que é o mais amado e esperado por todo mundo: mais um super feriadão, pra gente aproveitar muitooo!! Todo feriado prolongado é uma oportunidade rara e aguardada por todos para finalmente desacelerar, relaxar e aproveitar a companhia daqueles que mais amamos.

O feriado de 7 de setembro, em que comemoramos o Dia da Independência do Brasil, é uma ocasião mais que especial, pra gente celebrar não apenas a história e a identidade do nosso país, mas também para reforçar nossos laços familiares.

Este é um momento precioso para escapar da agitação da vida cotidiana e mergulhar em dias de descanso e diversão. E que maneira melhor de fazer isso do que explorar o mundo culinário? Cozinhar em família não apenas nutre o nosso corpo, mas também fortalece os laços afetivos enquanto todos se divertem na cozinha.

Se você está buscando maneiras criativas de passar o feriado em família, aqui estão algumas atividades culinárias que vão transformar sua casa por meio dos sabores.

Organize um super desafio culinário em casa

As competições culinárias são uma paixão, que atrai diversos espectadores que adoram passar horas na frente das telinhas acompanhando cozinheiros profissionais e amadores que encaram os maiores desafios na cozinha. E o que você acha de realizar o sonho de participar de uma dessas competições e o melhor, na cozinha da sua casa?

Não estamos falando de super produções televisivas, desafios super elaborados e nem de uma pressão tão grande quanto a gente vê na TV, mas sim de um momento super divertido e com competição saudável em família.

O legal é que a organização é super simples e dá pra envolver todo mundo. O primeiro passo é dividir todos os participantes em equipes. Cada uma deve escolher qual receita irão preparar e, juntos, devem tentar replicá-la da melhor forma possível.

Vocês também podem formar um júri, composto pelos membros da família ou mesmo amigos próximos que não estejam participando do desafio, eles, por sua vez, podem avaliar a apresentação, o sabor e a criatividade dos pratos de cada equipe.

Pra deixar a competição ainda mais divertida, vocês podem preparar um prêmio simbólico para a equipe vencedora e, claro, que possa ser aproveitado em família. O mais importante é que todos se divirtam e experimentem pratos deliciosos.

Faça um piquenique divertido

As tardes do seu feriadão podem se tornar mais divertidas e saborosas. Uma ótima ideia para reunir a família e, que vai divertir, principalmente as crianças, é preparar um divertido piquenique.

Se o dia for de sol e calor, você pode escolher um lugar acolhedor e bem gostoso, como um parque ou praia, se a vontade for de ficar em casa, o quintal também é um ótimo lugar para o seu piquenique.

Agora se a previsão for de chuva ou frio, que tal fazer um piquenique indoor, o local escolhido pode ser a sala de casa mesmo, afaste os móveis, forre uma toalha no chão, espalhe almofadas para deixar mais confortável e encha de guloseimas que todo mundo gosta.

Pro momento ficar mais gostoso e unir ainda mais a família, cada membro pode contribuir com um prato, seja com sanduíches naturais, com uma salada de frutas bem colorida, ou até mesmo uma deliciosa sobremesa. Depois, todos podem saborear as delícias juntos em um ambiente descontraído.

Noite de pizzas caseiras

Como diz o ditado, tudo acaba em pizza! E se você levar isso ao pé da letra e finalizar o feriadão transformando a sua cozinha em uma verdadeira pizzaria. Este pode ser um programão para reunir a família ou mesmo os amigos em uma noite saborosa, divertida e intimista, na companhia de deliciosas pizzas caseiras e vinhos.

Reúna a galera, defina um cardápio com sabores que todo mundo ama e preparem juntos as suas pizzas. Vocês podem fazer a própria massa caseira, ou se optarem pela praticidade comprar massas pré-prontas e juntas todo mundo para rechear suas pizzas personalizadas.

Deixe a disposição vários tipos de molhos, diversos ingredientes na mesa e deixe cada participante criar sua própria pizza. Assar as pizzas juntos é uma oportunidade para compartilhar risadas e histórias enquanto esperam o jantar ficar pronto. Vocês podem incrementar este momento especial com jogos divertidos, uma sessão de cinema em casa ou o bom e velho bate papo que com certeza irá arrancar boas risadas.

Aventura internacional

Agora se o desejo de vocês para o feriadão era mesmo viajar, mas não foi possível, seja pela falta de tempo ou pelo orçamento apertado, que tal trazer aquele seu destino dos sonhos pra pertinho de você por meio do paladar?

Preparar uma noite temática de culinária internacional é uma ótima ideia para sair da mesmice e aproveitar muito o feriado prolongado, mesmo que seja na sala de jantar de casa. Reúna a família e escolham aquele país que todo mundo ama, sonha em conhecer ou mesmo que são apaixonados pela gastronomia.

Juntos, vocês podem fazer uma verdadeira imersão na culinária e cultura do país escolhido. Pesquisem receitas típicas, comprem ingredientes especiais e cozinhem juntos pratos autênticos e tradicionais da gastronomia selecionada. Além dos pratos, vocês podem complementar esta noite com elementos da cultura que pesquisaram, como música, arte, tradições e até mesmo paisagens. Essa atividade não só ensina sobre outras culturas, mas também proporciona uma experiência sensorial única.

Concurso de sobremesas

Essa é outra dica para estimular uma competitividade saudável e garantir muita diversão em família neste feriadão. Todo mundo ama uma boa e bem apetitosa sobremesa, então que tal fazer uma competição onde no fim todo mundo pode se deliciar com doces maravilhosos.

Reúna a galera e desafiem-se a criar as sobremesas mais divertidas, inovadoras e deliciosas. Das receitas mais clássicas, como cupcakes decorados, as sobremesas mais diferentonas, a única é regra é todo mundo se divertir. Vocês podem definir algumas categorias para avaliar as sobremesas pra que todo mundo saia dessa competição super feliz e, no fim, claro que todo mundo pode experimentar todos os sabores deliciosos que foram preparados.

Sessão de filmes com guloseimas

Se tem uma coisa que a gente quer muito fazer no feriado, é descansar, ficar bem relaxado no sofá, aproveitando de um momento de tranquilidade. A sua programação pode privilegiar isso, e criar um momento de muita calmaria e diversão.

Reúna os mais íntimos em casa para uma noite bem tranquila de filmes, sabe aquele que você quer ver há um tempão, mas não consegue por conta da rotina? Este é o momento perfeito para riscar da sua lista.

E pra acompanhar, prepare uma variedade de guloseimas apetitosas, como pipocas gourmet com sabores variados, brownies, fondue e o que mais o seu apetite mandar. E pra deixar o clima completo, transforme a sua sala de estar em um cinema caseiro, com uma luz bem baixa e almofadas bem fofinhas.

Almoço em família com churrasco

E pra fechar essa lista, a gente não poderia deixar de trazer um grande clássico. Nada combina mais com um feriadão do que o bom e velho churrasco em família no quintal de casa.

Reúna todo mundo para celebrar a data com tudo que vocês tem direito. E pra fazer um bom churrasco não tem segredo né, preparem bons cortes de carne, vegetais variados para grelhar na churrasqueira, saladas refrescantes e acompanhamentos de dar água na boca. Enquanto a comida cozinha na churrasqueira, aproveitem para compartilhar histórias e dar boas risadas.


Neste feriadão, o importante é deixar a criatividade culinária fluir e aproveitar muito bem este tempo de qualidade em família. Cozinhar juntos não é apenas uma maneira deliciosa de compartilhar momentos, mas também de nutrir os laços que os unem. Dos desafios culinários a experiências gastronômicas internacionais, com certeza você vai encontrar na nossa lista algo que agrade o seu gosto e dos seus familiares. Coloquem os seus aventais, peguem as receitas que mais gostam de saborear e divirtam-se muito nestes dias de descanso merecido!

Bônus: Receitas deliciosas para saborear no feriadão

Muffin de brócolis e bacon

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1/4 de xícara de azeite
  • 1/2 xícara de farinha de aveia
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 3 colheres de sopa de frango desfiado cozido
  • 1 xícara de brócolis cozidos e picados
  • Bacon frito picado a gosto
  • Páprica a gosto
  • Orégano a gosto
  • Alho em pó a gosto
  • Sal a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
  • Cebola em flocos a gosto

Modo de preparo:

  1. No liquidificador, bata os ovos com azeite, farinha de aveia e parmesão ralado até obter uma mistura homogênea;
  2. Transfira a mistura para uma vasilha e adicione frango desfiado, brócolis, bacon, páprica, orégano, alho em pó, sal, salsinha e fermento em pó;
  3. Misture bem todos os ingredientes a massa;
  4. Disponha essa mistura em forminhas para muffin;
  5. Polvilhe a cebola em flocos por cima;
  6. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 20 minutos;
  7. Retire do forno e sirva.

Mousse de manga

Ingredientes:

Mousse:
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • 5 colheres de sopa de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 500 ml de suco concentrado de manga
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 200 ml de creme de leite fresco bem gelado (com no mínimo 35% de gordura)
Calda:
  • 1 xícara de chá de mangas bem maduras e picadas
  • 6 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar

 

Modo de preparo:

Mousse:
  1. Em um recipiente pequeno, hidrate a gelatina na água e depois leve para dissolver no micro-ondas por 15 segundos.
  2. Reserve;
  3. No liquidificador, coloque o leite condensado, o suco de manga, o suco de limão e bata até ficar homogêneo;
  4. Adicione a gelatina hidratada e bata até misturar bem;
  5. Reserve;
  6. Em uma batedeira, bata o creme de leite até formar um chantilly;
  7. Gradualmente despeje a mistura do liquidificador no chantilly e vá misturando delicadamente até tudo incorporar;
  8. Despeje em um recipiente e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas ou até que fique bem firme.
Calda:
  1. Coloque todos os ingredientes da calda no liquidificador e bata até misturar bem;
  2. Despeje em uma panela, leve ao fogo baixo e mexa por vezes;
  3. Quando começar a ferver, conte 3 minutos, desligue o fogo e deixe esfriar;
  4. Despeje a calda por cima da mousse e decore como quiser;,
  5. Agora é só servir. Bom apetite!

Maionese de abacate

Ingredientes:

  • 2 abacates pequenos (aproximadamente 300 gramas)
  • Suco de 2 limões
  • 1 dente de alho
  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal, cebolinha e salsinha a gosto

Modo de preparo:

  1. Corte os abacates ao meio e retire as sementes;
  2. Comece retirando a polpa dos abacates com o auxílio de uma colher;
  3. Reserve;
  4. Em um liquidificador ou mixer, adicione a polpa dos abacates, o suco dos limões, o alho, o azeite, a salsinha, a cebolinha e o sal;
  5. Bata tudo até obter uma maionese consistente e homogênea;
  6. Sirva como acompanhamento para o seu churrasco!