Festa Junina em casa: Dicas para um arraiá em família - Extrafruti

Para tudo que chegou o mês de junho e com ele veio o que? A comemoração mais incrível do ano: a Festa Junina! É paçoca, é pamonha, é canjica e é quentão, minha gente! Quem aí tá pronto pra entrar nesse clima delicioso de arrasta-pé?

Vamos encher as ruas de bandeirolas coloridas, tirar os vestidos e camisas xadrez dos armários, se jogar nas comidas deliciosas e dançar muito forró agarradinho no nosso xodó. Ah, as festas juninas são maravilhosas, né?

Mas olha, embora as festas juninas sejam famosas por serem grandes e cheias de gente, você não precisa deixar de comemorar se preferir algo mais intimista. Dá pra organizar uma festa junina em casa, só para poucas pessoas, e ainda ter um arraiá super encantador e divertido. Vem com a gente que a quadrilha da Extrafruti tá prontinha!

Decoração é tudo!

Uma festa junina que se preze tem que ter uma decoração típica de arrasar, pra quando os convidados chegarem, já sentirem o espírito junino logo de cara. Bandeirinhas coloridas são indispensáveis, né? Dão aquele toque clássico e cheio de alegria.

Balões, toalhas de mesa xadrez, chapéus de palha pendurados nas paredes, espigas de milho e fogueirinhas falsas também são ótimas pedidas para criar um clima super aconchegante e festivo. Solta a criatividade e transforma a sua casa num verdadeiro arraiá!

Comidas típicas de dar água na boca!

Quando a gente pensa em festa junina, a primeira coisa que vem à mente são as comidas deliciosas, né? É uma explosão de sabores e memórias afetivas!

Então já prepara um cardápio cheio de quitutes clássicos como canjica, pamonha, pipoca, paçoca, pé de moleque, milho cozido, bolo de milho, maçã do amor, caldos e muito mais.

Ah, e não esquece das bebidas quentes que não podem faltar né, como quentão e vinho quente, pra entrar no clima e animar a festança.

Ah, e lembra também de confirmar o número de pessoas pra não ter desperdício, viu!?

E que tal montar uma barraquinha de comidas típicas? Cada convidado se serve à vontade e fica tudo bem temático. É uma ótima ideia!

Hora de arrastar o pé!

A música é a alma de qualquer festa junina! Por isso, pra animar a galera e criar um clima de diversão em família, monte uma playlist com muito forró, músicas tradicionais de quadrilha e música caipira.

Coloque todo mundo pra dançar e arrastar o pé no chão! Vocês podem até fazer uma quadrilha improvisada ou ensaiar uma, com direito a casamento na roça e tudo mais. A alegria contagiante das danças juninas vai garantir a animação da sua festa!

Brincadeiras pra lá de divertidas!

As festas juninas não são só sobre comida e dança né!? Não podem faltar também as brincadeiras típicas das quermesses. Reserve um espacinho especial na sua casa pra montar os jogos clássicos, como pescaria, argolas, boca do palhaço e corrida de saco.

Vocês também podem organizar um bingo, que é uma ótima opção para trazer toda uma energia de diversão e competição saudável. E que tal preparar algumas premiações simbólicas? Assim, todo mundo leva uma lembrancinha dessa noite especial. Podem ser doces, brinquedos de festa, assessórios baratinhos, bebidas e muito mais. As crianças então, vão adorar!

Look junino pra arrasar!

A festa junina fica ainda mais especial quando todo mundo entra no clima e se veste a caráter. Tem gente que adora se produzir todo, com vestidos bufantes, maquiagem temática e roupas cheias de retalhos. Outros preferem só um acessório pra entrar no clima. O importante é todo mundo se jogar na brincadeira e se divertir.

Então, incentive os seus convidados a usarem trajes típicos, como vestidos de chita, camisas xadrez, chapéus de palha, lenços coloridos e calças remendadas. Assim, todo mundo vai se sentir parte da festa e contribuir para a atmosfera autêntica das celebrações juninas.


Organizar uma festa junina em casa é uma forma encantadora de celebrar essa tradição brasileira com pessoas queridas. Seguindo as nossas dicas e usando a criatividade, você pode criar um ambiente festivo, do jeitinho que essa festa maravilhosa pede. O mais importante é aproveitar a companhia dos seus entes queridos e criar memórias inesquecíveis. Então, bora se jogar na magia das festas juninas?

Bônus: Receitas juninas para fazer em casa

Caldo de mandioca simples com bacon

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Reúna todos os ingredientes;
  2. Coloque a mandioca cortada da Linha Práticos Extrafruti em uma panela de pressão, cubra-a com água, tampe a panela e leve-a ao fogo médio;
  3. Deixe a mandioca cozinhar por 30 minutos após pegar pressão;
  4. Desligue o fogo e deixe-a descansar até que a pressão saia sozinha;
  5. Despeje a mandioca com a água no liquidificador e bata até que fique um creme homogêneo;
  6. Reserve;
  7. Leve uma frigideira ao fogo médio e frite o bacon, depois a calabresa e a cebola;
  8. Adicione o creme de mandioca e misture;
  9. Abaixe o fogo, mexa de pouco a pouco e acrescente a couve picada da Linha Práticos Extrafruti;
  10. Deixe ferver e ajuste o tempero;
  11. Salpique o cheiro verde e está pronto o seu caldo!

Doce de abóbora cremoso com coco

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Reúna todos os ingredientes;
  2. Leve uma panela grande ao fogo, coloque as abóboras e o açúcar, tampe, e deixe cozinhar por cerca de 20 a 30 minutos;
  3. Junte a canela, o coco ralado da Linha Práticos Extrafruti, o leite em pó, mexa e deixe cozinhar por mais 5 minutos;
  4. Adicione o creme de leite e misture;
  5. Desligue o fogo, espere o doce esfriar, ou então sirva-o quente. Bom apetite!

Quentão sem álcool

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande, coloque o açúcar, as fatias de gengibre, a canela e os cravos-da-índia;
  2. Deixe derreter por 10 minutos ou até caramelizar e dourar;
  3. Adicione a água, misture e deixe cozinhar por 15 minutos;
  4. Acrescente o Suco Natural de Laranja da Linha Práticos Extrafruti, os cubos de maçã, misture e deixe cozinhar por mais 15 minutos ou até as maçãs ficarem macias;
  5. Finalize com as cascas de laranja e deixe ferver por 15 minutos;
  6. Sirva ainda quente. Bom arraiá!

Dica: Deixe a bebida esquentar um pouco sempre que for servir.