Café da manhã equilibrado: 6 dicas para começar o dia com muita leveza - Extrafruti

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, confira dicas e receitas para torna-lo muito mais leve e equilibrado.

Você sabia que o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia? É ele que nos dá a energia e os nutrientes necessários pra encarar o dia com tudo! Só que por conta da correria do dia a dia, muitas vezes a gente acaba optando por opções que nos ajudem a poupar tempo e que, consequentemente, são pouco saudáveis, isso quando não escolhemos pular essa refeição, devido à falta de tempo.

Mas calma! Hoje nós vamos te ajudar a transformar o seu café da manhã numa refeição leve, equilibrada e deliciosa. Tá preparada pra colocar uma dose extra de energia no seu dia?

Ter um café da manhã equilibrado e leve é essencial para começar o dia com disposição e bem-estar. Quando a gente escolhe os alimentos certos pra essa refeição, nosso corpo recebe os nutrientes que precisa pra encarar tudo o que vier pela frente.

E pra te ajudar nessa missão, aqui vão 6 dicas pra deixar o seu café da manhã equilibrado. Lembre-se de adaptar essas dicas ao seu gosto e às suas necessidades pessoais. Teste diferentes opções e encontre o equilíbrio que funciona melhor pra você. Bora lá!

1. Planeje com antecedência

Se você tem uma rotina agitada, planejar o café da manhã é essencial. Prepare refeições rápidas e saudáveis, como smoothies com frutas, vegetais, proteínas, sucos verdes ou até mesmo receitas que possam ser preparadas na noite anterior. Assim, você economiza tempo e garante uma refeição equilibrada mesmo nos dias mais corridos.

2. Priorize alimentos naturais e integrais

Dê preferência a alimentos naturais e integrais, como frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura. Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais, que proporcionam a nutrição completa que o nosso corpo precisa.

3. Aposte nas frutas

As frutas são uma ótima opção para um café da manhã equilibrado e leve. Elas são cheias de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, além de serem naturalmente docinhas e gostosas. Inclua uma variedade de frutas no seu café da manhã, como banana, maçã, laranja, morango, melão ou qualquer fruta da estação. Você pode comer inteira, picadinha ou adicioná-las em smoothies, iogurtes ou cereais. As frutas dão uma energia natural, ajudam na digestão e deixam sua pele linda e radiante.

4. Acrescente fibras

As fibras são super essenciais pra nossa saúde digestiva. Adicione alimentos ricos em fibras ao seu café da manhã, como sementes de chia, linhaça, farelo de aveia ou frutas como peras, maçãs e amoras. As fibras também ajudam a regular o colesterol e promovem uma sensação de saciedade.

5. Beba sucos integrais naturais

Outra grande opção para o café da manhã é incluir os sucos integrais naturais. Mas olha, não vale aqueles sucos artificiais cheios de açúcar e conservantes, tá? Os sucos integrais naturais são feitos com frutas fresquinhas e mantêm as fibras intactas. Assim, você aproveita todos os benefícios das frutas, como vitaminas, minerais e antioxidantes, além das fibras que ajudam na digestão e deixam a gente satisfeita.

6. Não se esqueça das gorduras saudáveis

As gorduras saudáveis são importantes pro nosso organismo funcionar direitinho. Adicione abacate, castanhas, amêndoas ou sementes de abóbora no seu café da manhã. Essas gorduras boas dão energia, ajudam na absorção de vitaminas e ainda ajudam a manter o peso.


E aí, o que achou das dicas? Elas com certeza vão te ajudar a começar uma vida mais saudável e leve. Mas olha só, existem outras coisinhas que você pode considerar no seu café da manhã pra ganhar ainda mais energia.

Quando a gente fala em alimentação saudável muita gente acha que ficará preso a pratos sem graça e com poucas opções para variar, mas isso não é verdade! Dá pra comer coisas muito gostosas e continuar cuidando da saúde.

E pra te dar aquela mãozinha na hora de pensar em comidas deliciosas pro café da manhã, nós separamos umas receitinhas incríveis que vão fazer você ficar com água na boca. E o melhor de tudo é que são super fáceis e práticas de preparar. Vem conferir!

Agora, antes de irmos pras receitinhas deliciosas, que tal incluir sucos naturais e deliciosos no seu café da manhã? A Extrafruti tem uma linha completa de sucos 100% naturais, sem açúcar nem conservantes, com sabores maravilhosos. Escolhe o seu preferido e deixe os seus dias muito mais leves e saborosos.

Receitas para um café da manhã equilibrado

Omelete Verde

Ingredientes

  • 5 ovos
  • ½ xícara (chá) de salsa picada
  • ½ xícara (chá) de cebolinha-verde picada
  • ½ colher (sopa) de manteiga
  • Sal a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de Preparo

  1. Em um recipiente, bata ligeiramente os ovos e misture o sal, a salsa, a cebolinha e o orégano.
  2. Aqueça a manteiga em uma frigideira grande e despeje a mistura de ovos.
  3. Deixe fritar em fogo baixo até dourar a parte de baixo.
  4. Vire a omelete e deixe dourar do outro lado.

Dobre a omelete ao meio e sirva a seguir!

Iogurte de morango caseiro

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) iogurte natural desnatado
  • ½ xícara (chá) morangos frescos

Modo de preparo

  1. Bater os morangos e o iogurte com a ajuda de um mixer ou liquidificador.
  2. Sirva gelado.

Obs.: Se desejar adicione chia, aveia, granola, frutas ou castanhas picadas.

Salada de Frutas com Mel e Limão

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma tigela adicione 3 colheres de sopa de mel, suco de meio limão e misture bem.
  2. Em outro recipiente coloque a Salada de Frutas da Linha Práticos de Extrafruti.
  3. Cubra com o molho de mel e limão, adicione castanhas picadas a gosto, misture bem e aproveite!

O que achou das receitinhas? Elas são perfeitas pra dar um toque especial no seu café da manhã. Escolha a sua preferida e que mais se adapta a sua rotina e arrase na cozinha!