Troque o ruim pelo bom: confira substituições alimentares para ter uma vida mais saudável - Extrafruti

O hábito da alimentação saudável começa pelas substituições alimentares, de comidas que fazem mal a saúde por opções mais balanceadas, confira algumas opções de substituições e dicas de como começar a comer mais saudável.

A alimentação desempenha um papel fundamental em nossa saúde e bem-estar. Fazer escolhas inteligentes na hora de comer pode fazer toda a diferença, proporcionando energia, vitalidade e reduzindo o risco de doenças crônicas. Muitas vezes, pequenas substituições alimentares podem transformar uma refeição não tão saudável em algo nutritivo e, o melhor, sem deixar de ser delicioso.

Os alimentos não saudáveis são ricos em calorias, açúcares e gorduras saturadas, que podem levar a problemas de saúde. As opções mais saudáveis, por outro lado, são ricas em nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Confira alguns dos benefícios das substituições alimentares, de alimentos saudáveis no lugar dos não saudáveis:

Perda de peso: Os pratos e receitas saudáveis costumam ser mais saciantes do que os prejudiciais à saúde, o que significa que eles nos deixam satisfeitos por mais tempo. Isso pode ajudar a reduzir a ingestão de calorias e, consequentemente, promover a perda de peso.

Benefícios para a saúde cardiovascular: As opções de comidas saudáveis ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Por exemplo, o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) e aumentar os níveis de colesterol HDL (bom).

Benefícios para a saúde mental: As substituições alimentares podem ajudar também a melhorar o humor e reduzir o estresse. Por exemplo, o consumo de alimentos ricos em ômega-3, como peixes, nozes e sementes, pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar o humor.

Benefícios para a saúde digestiva: Os alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, podem ajudar a regular o intestino e prevenir a constipação. A fibra também ajuda a absorver nutrientes e a manter a saúde do intestino.

A seguir, vamos explorar algumas opções de comidas saudáveis que podem substituir alternativas menos benéficas em sua dieta diária, juntamente com orientações sobre como fazer essas substituições alimentares e dicas para facilitá-las nas suas refeições:

Espaguete de legumes no lugar de massa tradicional

Embora sejam muito apreciadas e utilizadas na gastronomia, as massas tradicionais contêm um excesso de carboidratos refinados, o que pode levar a picos de açúcar no sangue e ganho de peso quando consumidas em excesso. Uma opção de substituto saudável para estes alimentos são os espaguetes de legumes, que apresentam uma quantidade mais baixa de calorias e carboidratos, além de ser uma fonte adicional de vitaminas e fibras.

Eles podem ser preparados com diferentes tipos de legumes, que adicionam variadas texturas e sabores aos pratos, além de acompanhar bem diversos tipos de molhos e carnes.

Para tornar as suas refeições, mais saudáveis, saborosas e, principalmente, práticas, oferecemos espaguetes de legumes cortados, higienizados e porcionados, feitos com abobora, abobrinha, beterraba, cenoura e chuchu, prontinhos para irem pra panela, basta você escolher o seu preferido e preparar receitas deliciosas.

Abacate no lugar de maionese

A maionese comercial tradicional, que encontramos nos supermercados, é muitas vezes rica em calorias, gordura e colesterol, devido ao óleo vegetal utilizado em sua produção. Por essa razão, seu consumo excessivo pode contribuir para o ganho de peso e problemas de saúde, se não for consumida com moderação.

Uma excelente alternativa para substituir à maionese em sanduíches e saladas é o abacate, pois ele fornece gorduras saudáveis, como ácidos graxos monoinsaturados, que são benéficos para o coração e podem até mesmo ajudar a reduzir o colesterol ruim.

Devido a sua textura cremosa e sabor neutro que combina bem em pratos salgados ele pode ser utilizado puro, como uma pastinha, em pães ou misturado em saladas, mas também há a opção de preparar uma maionese caseira, utilizando o abacate como principal ingrediente para dar liga.

Chips de vegetais no lugar de batata frita

Embora sejam um prato que todo mundo ama, é importante admitir que as batatas fritas não são uma opção de alimento muito saudável, devido ao seu método de preparo, que as torna altamente gorduras, calóricas e com excesso de sódio.

Uma boa opção de substituto para o prato queridinho dos fast foods são os chips de vegetais assados, que são crocantes, sequinhos e super saborosos. Os chips de vegetais são uma boa opção pois eles são mais baixos em calorias e gorduras não saudáveis, além de fornecerem fibras e nutrientes essenciais.

A melhor parte é que você pode preparar com diferentes tipos de vegetais, tendo, então, pratos variados e com diversos sabores que combinarão perfeitamente com seus acompanhamentos ou mesmo funcionarão bem como aperitivos deliciosos.

Experimente fazer com batata-doce, abobrinha, cenoura, aipim ou beterraba, por exemplo. O preparo é super simples, basta cortar os legumes bem fininho, temperar com azeite e sal e assar no forno até ficarem crocantes.

Troque os refrigerantes por bebidas mais saudáveis

Embora sejam amplamente consumidos e apreciados, os refrigerantes apresentam vários aspectos que podem ter impactos negativos na saúde, devido ao seu altíssimo teor de açúcares e calorias, que podem ocasionar diversos problemas à saúde. Por conta dessas preocupações, muitas organizações de saúde recomendam até mesmo limitar ou evitar o consumo de refrigerantes açucarados.

Em vez disso, é aconselhável optar por alternativas mais saudáveis de bebidas para se refrescar, como os sucos naturais ou mesmo água com gás com limão. Além de serem saborosos e refrescantes, os sucos naturais fornecem uma série de vitaminas, minerais e antioxidantes, sem aquela enxurrada de açúcares adicionados que estão presentes nos refrigerantes.

Em nossa linha Práticos, você encontra diversos sabores de sucos naturais deliciosos e refrescantes, que levam diversos benefícios para a saúde, e o melhor, sem a adição de açucares ou conservantes, é uma opção deliciosa para os refrigerantes.

Troque os doces por frutas frescas ou uma deliciosa salada de frutas

Não há quem não goste e resista a um docinho de vez em quando, nós sabemos que é uma delícia. Porém precisamos ficar bem atentos, uma vez que o consumo excessivo de doces pode causar impactos muito negativos para a saúde, incluindo o aumento de calorias, picos de açúcar no sangue, problemas dentários e até mesmo o risco de doenças crônicas.

Por isso, quando aquela vontade de comer doces bater é importante buscar opções mais saudáveis para substituir, nesses momentos uma boa escolha são as frutas frescas, que são naturalmente doces e fornecem vitaminas, minerais e fibras, que contribuem para o bom funcionamento do organismo.

E se quiser variar nos sabores e ter uma sobremesa deliciosa, você pode ir além e se deliciar com uma bela salada de frutas, que fornece uma gama ainda mais ampla de nutrientes, além de muita saciedade.

Na nossa linha Práticos você encontra uma salada de frutas deliciosa, com ingredientes selecionados, higienizados e cortados, prontinha para o consumo, você ainda pode incrementar com um toque de hortelã ou suco de limão para realçar o sabor da sua salada.

Substitua os sorvetes industrializados por opções caseiras e saudáveis

Outra coisa que todo mundo ama são os sorvetes, refrescantes, docinhos e saborosos, é bem difícil de resistir, sobretudo em dias de muito calor. No entanto, é importante observar que o sorvete, especialmente aquele tradicional, que encontramos nos supermercados e sorveterias, é tipicamente rico em calorias, gordura saturada e açúcar.

O consumo excessivo de sorvete pode contribuir para o ganho de peso e aumentar o risco de problemas de saúde, como obesidade e doenças cardíacas, se não for consumido com moderação. Por isso, é importante pensar em opções mais saudáveis para substituir e não deixar de se refrescar.

Neste caso, uma ótima opção são os sorvetes caseiros feitos à base de frutas, duas opções deliciosas e super fáceis de preparar são a manga e a banana, basta você congelar a fruta e bater no liquidificador, até obter uma consistência cremosa.

No caso da banana, que é uma base mais neutra, você ainda pode diversificar nos sabores, misturando diferentes opções de frutas. Além de muito saboroso, o sorvete caseiro de frutas é uma sobremesa sem adição de açúcares refinados ou conservantes, e que aproveita os benefícios naturais das frutas.

Uma outra opção bem mais simples de substituição para os sorvetes é o consumo de uvas congeladas, que além de super refrescantes, são uma excelente fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitamina K, potássio e antioxidantes, como os flavonoides e resveratrol, que têm sido associados a diversos benefícios à saúde.


É importante lembrar que as substituições alimentares devem ser feitas de forma gradual e sustentável. Não adianta tentar mudar toda a sua alimentação de uma vez só. Comece substituindo um alimento não saudável por uma opção mais saudável por vez e vá aumentando a quantidade na sua dieta ao longo do tempo.

Confira abaixo algumas dicas para facilitar as substituições alimentares na sua dieta:

Comece aos poucos: Não tente mudar toda a sua alimentação de uma vez só. Comece substituindo um alimento por vez.

Faça substituições que agradam ao seu paladar: Não adianta substituir um alimento não saudável por outro saudável que você não gosta.

Tenha paciência: Leva tempo para se acostumar com novas opções alimentares. Mas com um pouco de esforço e paciência, você pode adotar uma alimentação mais saudável e melhorar a sua qualidade de vida.


Fazer essas substituições simples em sua dieta pode melhorar significativamente sua saúde a longo prazo. Reduzir a ingestão de alimentos processados, açúcares adicionados, gorduras saturadas e calorias, ao mesmo tempo em que aumenta o consumo de nutrientes, fibras e alimentos frescos, contribui para uma vida mais saudável e equilibrada.

Lembre-se de que a chave está em fazer escolhas conscientes e equilibradas, e não em privar-se completamente dos prazeres culinários. Experimente essas alternativas saudáveis e aproveite uma vida mais equilibrada e saborosa.