Dia das Crianças: aprenda atividades divertidas e saborosas para comemorar com os pequenos - Extrafruti

O dia das crianças é uma data especial para celebrar a alegria e a imaginação dos pequenos. Além de brincadeiras e presentes, a comida também pode ser um elemento importante para tornar o dia ainda mais divertido.

Mais que uma simples data comercial, o Dia das Crianças é uma data muito especial em que temos a oportunidade de celebrar a alegria e a inocência da infância. Neste dia, podemos voltar a ser crianças junto com nossos pequenos e comemorar uma das épocas mais importantes na construção de qualquer ser humano.

E uma data tão especial merece uma comemoração à altura, e nada melhor do que aproveitar essa oportunidade para proporcionar momentos de diversão e descontração para a criançada.

E tem algo melhor que a comida para abrilhantar um momento de comemoração? Ela pode inclusive ser uma ótima aliada para tornar esse dia ainda mais especial. Afinal, as crianças adoram experimentar coisas novas e se divertir enquanto comem.

Por isso, neste artigo, nós trazemos algumas dicas super úteis para você proporcionar um dia inesquecível e saboroso para os pequenos. Vamos lá!

Aposte na criatividade

A criatividade é um dos segredos que ajudam a tornar a comida mais divertida para as crianças. Você pode usar formas, cores e texturas diferentes para deixar os pratos mais atraentes.

Por exemplo, você pode cortar frutas em formatos de animais ou de personagens de desenhos animados. Ou, ainda, pode usar corantes naturais para dar uma cor diferente e divertida aos alimentos.

Deixe as crianças participarem da preparação

Incentivar as crianças a participarem da preparação dos alimentos é uma ótima maneira de torná-los mais divertidos e atraentes para elas.

Você pode pedir para elas ajudarem a lavar as frutas, cortar os legumes ou até mesmo cozinhar, claro, sempre com a sua supervisão. Isso vai ajudar as crianças a se sentirem mais envolvidas e a apreciarem mais a comida.

Ofereça opções saudáveis

A gente sabe que toda criança ama doces e guloseimas. Porém, incentivar uma alimentação equilibrada e repleta de alimentos saudáveis é super importante.

Chamar a atenção das crianças e fazê-las sentirem vontade de comer alimentos mais leves pode ser difícil, mas usando o fator criatividade você consegue encher os olhos e paladares delas de sabores surpreendentes e saudáveis. Você pode preparar frutas picadas, sucos naturais ou sanduíches com ingredientes integrais, utilizando formas e cores que com certeza vão chamar a atenção dos pequenos.

Não force as crianças a comer

Embora seja uma tarefa difícil lidar com a resistência alimentar das crianças, é importante respeitar o paladar e o tempo de cada uma . Se elas não gostarem de algum alimento, não force a comer, pois isso pode acabar piorando a situação e aumentar a resistência da criança àquele alimento.

Tente esperar um pouco e apresentar o alimento novamente em outra oportunidade, com o tempo, elas podem acabar gostando.

Não esqueça das bebidas

Assim como é com todo mundo, a hidratação é extremamente importante para as crianças, principalmente nestes momentos de descontração, em que elas brincam e se movimentam mais.

Por isso, as bebidas também são super importantes para o dia das crianças. Ofereça diferentes opções de sucos naturais com os sabores que as crianças mais gostam e deixe sempre por perto uma garrafinha de água para elas se manterem sempre hidratadas.


Para deixar esse Dia das Crianças ainda mais especial, além da comida, você também pode oferecer atividades divertidas que coloquem as crianças em um contato mais próximo da comida.

Isso vai ajudar não apenas a mantê-las entretidas, como também vai transformar a relação delas com a comida, incentivando que experimentem novos sabores, aprendam a importância de cada alimento e mantenham a nutrição lá em cima.

Na hora de preparar as atividades que vão compor este dia de comemoração é importante abusar de uma coisa que nós falamos lá em cima: a criatividade. Mas se mesmo assim faltarem ideias, nós trazemos aqui algumas super dicas de atividades divertidas que vão fazer desse dia das crianças ainda mais especial.

Oficina de cupcakes

Esta é uma opção de atividade criativa e deliciosa, que envolve uma comida que toda criança fica encantada em comer, imagine então em fazer.

Organize uma oficina de cupcakes, onde as crianças podem soltar a imaginação decorando seus próprios bolinhos, deixe à disposição diversos complementos coloridos e deliciosos, como glacê colorido, confeitos, enfeites comestíveis e frutas. No final, todos podem saborear suas obras de arte comestíveis.

Piquenique indoor

Pra quem resolveu passar este feriado em casa, mas não quer abrir mão de divertir as crianças, ou mesmo se o clima não colaborar para uma atividade ao ar livre, uma boa opção é improvisar um piquenique indoor.

Mesmo dentro de casa você pode organizar tudo como se estivesse ao ar livre, pra levar a imaginação das crianças longe. Espalhe uma toalha no chão da sala de estar e sirva as comidas e guloseimas que a criançada mais gosta, sanduíches, frutas e sucos são ótimas opções, que além de saudáveis vão encher os olhos dos seus pequenos. Para deixar o momento ainda mais divertido incremente esta comemoração com brincadeiras e jogos divertidos.

Montagem de pizzas

A cozinha pode ser um ótimo lugar para exercitar a criatividade das crianças, nesta atividade aqui você pode deixá-las imaginar que são mini-pizzaiolos!

A ideia aqui é pôr a mão na massa e deixar que cada um prepare as suas pizzas. Forneça massa, molho de tomate, queijo e uma variedade de ingredientes para as crianças escolherem. Elas vão adorar montar e, é claro, comer suas próprias criações!

Jogo do sabor

Que tal brincadeira de um jogo de adivinhação de sabores? Essa é uma atividade sensorial super divertida que vai desafiar os sentidos das crianças e ainda incentivá-las a experimentar novos e diferentes sabores, proporcionando grandes descobertas.

Vende os olhos das crianças e dê a elas diferentes alimentos para experimentar e adivinhar o que estão comendo, este pode ser inclusive um bom momento para introduzir a alimentação dos pequenos aqueles alimentos que elas oferecem uma certa resistência, o resultado com certeza será muito positivo!

Concurso de milkshakes

Nestes dias de calor, trazer para a comemoração alimentos refrescantes pode ser uma ótima ideia, que tal fazer um concurso de milkshakes?

Essa bebida deliciosa à base de sorvete é amada por toda criança e com certeza vai fazer muito sucesso. Proporcione uma variedade de ingredientes como sorvete, leite, frutas e coberturas para que as crianças inventem suas próprias combinações de sabores. No final, todos podem experimentar os milkshakes e escolher o vencedor.


Com essas dicas, você vai conseguir tornar o dia das crianças ainda mais divertido e especial para os pequenos e ainda vai contribuir para a descoberta de novos sabores e alimentos que elas com certeza vão querer experimentar mais vezes e até mesmo incluir na alimentação.

Ah e lembre-se de garantir a segurança das crianças durante essas atividades, especialmente ao lidar com alimentos e utensílios de cozinha. Com essas ideias, você pode criar um Dia das Crianças inesquecível, repleto de diversão e sabor. Aproveite cada momento com os pequenos e celebre essa data especial com muita alegria!