Aproveitamento de Alimentos: Descubra como reduzir os desperdícios na sua cozinha - Extrafruti

Descubra como o aproveitamento de alimentos ajuda a reduzir desperdícios no seu dia a dia, promove a economia e aprenda a preparar receitas deliciosas e saudáveis utilizando todas as partes dos alimentos.

Hoje a gente veio falar sobre um assunto sério e que tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade: o desperdício de alimentos. Acredita que toneladas de comida são jogadas fora todos os dias? É muita coisa indo pro lixo, o que acaba contribuindo pra falta de recursos naturais e aumentando ainda mais o problema da fome no mundo. 😢 É de arrepiar pensar que enquanto muita gente passa fome, um montão de comida tá sendo desperdiçada por aí.

Mas calma, você não precisa ficar de braços cruzados diante dessa situação! O combate ao desperdício não é só problema dos governos e instituições, não. Cada um de nós pode fazer a diferença começando pela própria cozinha.

Sabe como? Adotando práticas de aproveitamento máximo dos alimentos! É uma forma efetiva de reduzir o desperdício, economizar uma graninha e ainda contribuir para um mundo mais justo e equitativo.

Quando a gente abraça essa ideia em casa, é uma oportunidade de sermos inovadores na cozinha. Então bora buscar alternativas criativas e usar tudinho dos ingredientes? Aproveitar cascas, talos e folhas que normalmente iriam pro lixo e transformar tudo em receitas deliciosas é uma ótima forma de evitar o desperdício e ainda ficamos mais nutridas, porque essas partes geralmente têm nutrientes muito valiosos.

Ah, e pode ficar tranquila que a gente vai te dar umas dicas incríveis para o aproveitamento de alimentos e redução do desperdício no dia a dia. Vamos juntos nessa missão de sermos mais conscientes e cuidarmos do nosso planeta? 🌍💚

Planejamento é a chave

Antes de sair às compras, faça um planejamento de tudo o que você pretende consumir ao longo da semana e das refeições que irá preparar. Liste os ingredientes necessários faça um levantamento das medidas que serão consumidas de cada produto, para comprar apenas aquilo que será de fato utilizado. Essa prática ajuda a evitar que você faça compras impulsivas e garante que consiga utilizar todos os alimentos adquiridos antes de retornar ao mercado.

Armazene os alimentos adequadamente

Acondicionar os alimentos corretamente é fundamental para evitar o desperdício. Utilize potes herméticos, sacos de silicone ou embalagens adequadas para prolongar a vida útil dos alimentos na geladeira e no congelador.

Além disso, no momento de armazenar o que foi comprado você pode praticar a técnica “FIFO” (First In, First Out), ou seja, ao guardar seus mantimentos, utilize a regra “o primeiro que entra é o primeiro que sai”. Isso significa que você utilizará primeiro os alimentos mais antigos, evitando que fiquem esquecidos e estraguem.

Atenção às datas de validade

Fique sempre bem atento às datas de validade dos produtos que você possui armazenados em casa, organize os alimentos na despensa ou geladeira de forma a garantir que sejam consumidos primeiro aqueles mantimentos que estão mais próximos da data de vencimento.

Além disso, se você perceber que algum alimento está próximo de vencer e não será consumido a tempo, congele-o! Frutas maduras podem ser congeladas para fazer smoothies ou sorvetes, e sobras de refeições podem se transformar em deliciosas marmitas para a semana.

Priorize sempre o aproveitamento de alimentos por completo

Muitas vezes, tendemos a descartar cascas, talos e folhas de vegetais e frutas, mas eles são ricos em nutrientes e podem ser utilizados de diversas formas. Por exemplo, cascas de frutas cítricas podem ser utilizadas para fazer chás e temperos, talos de brócolis e couve-flor podem ser adicionados em sopas ou refogados, e folhas de cenoura podem ser utilizadas em sucos e saladas.

Além disso, você também pode dar uma vida nova às sobras de comida. Por exemplo, o arroz que sobrou do almoço pode ser utilizado para fazer bolinhos ou até mesmo um delicioso arroz frito. Use a criatividade para evitar o desperdício!


Essas dicas são puro ouro! Com elas, a gente manda ver na missão de reduzir o desperdício de alimentos em casa e ainda fica com a carteira mais feliz. Sem contar que dá pra curtir uma alimentação mais leve e cheia de variedade. Sucesso total!

Mas olha só, se liga, ainda tem mais truques na manga pra aproveitar os alimentos de forma super consciente. E o melhor é que essas sacadas não são só boas pra gente, mas também pro meio ambiente e mais ainda para quem precisa. Demais, né? 🌱💚

  1. Participe de iniciativas de doação: Caso tenha alimentos em sua despensa que você não irá consumir, mas que ainda estão próprios para o consumo, procure organizações locais que recebem doações de alimentos e contribua para diminuir o desperdício e ajudar quem precisa.
  2. Faça compostagem: Se você possui uma área externa, considere fazer compostagem com os restos de alimentos não aproveitáveis, como cascas de frutas e legumes, borra de café e cascas de ovos. O composto resultante é um excelente adubo para plantas e hortas caseiras.

Aqui na Extrafruti nós também desenvolvemos algumas ações internas que ajudam a reduzir o desperdício, colocam alimento nas mesas de quem precisa e de quebra ainda fazem um grande bem para o meio ambiente. Uma dessas ações é a parceria com o Projeto Mesa Brasil, iniciativa do SESC que promove ações para o combate da fome e do desperdício, a partir de doações de parceiros, e que contribui para a garantia da segurança alimentar e nutricional de crianças, jovens, adultos e idosos, em vulnerabilidade social, ao redor de todo o Brasil.

Uma outra ação que realizamos para o aproveitamento de alimentos é o uso das cascas de alho, removidas na etapa de beneficiamento, para a distribuição, como proteção para as caixas que são usadas no transporte de nossos produtos, substituindo materiais como isopor. Além disso, para garantir um descarte menos nocivo dos resíduos subsequentes dos nossos produtos minimamente processados, fazemos o envio do material descartado, como cascas e bagaços para nossos produtores fazerem a compostagem em suas plantações.


Com essas dicas, podemos mudar nossos hábitos na cozinha e contribuir significativamente para a redução do desperdício de alimentos. Aproveitar ao máximo o que temos disponível é não apenas uma prática sustentável, mas também uma forma de valorizar a comida e seus recursos naturais. Vamos juntos fazer a diferença!

Bônus: Aprenda receitas deliciosas para o aproveitamento de alimentos e reduza o desperdício

Farofa de Batata e Casca de Banana

Ingredientes:

  • 6 batatas
  • Cascas de 6 bananas
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 100 g de bacon
  • 2 ovos cozidos
  • 500 g de farinha de mandioca
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

  1. Corte as cascas das bananas e as batatas (com cascas) em pedaços pequenos;
  2. Asse-as separadamente;
  3. Reservar;
  4. Frite o bacon;
  5. Acrescente a cebola, o alho e refogue;
  6. Adicione a farinha de mandioca e torre até começar a dourar;
  7. Em seguida, acrescente os demais ingredientes: ovos, batatas e casca das bananas;
  8. Mexer por alguns minutos e sirva.

Retirado do livro Receitas Mesa Brasil do ano de 2018.

Geleia de Casca de Laranja

Ingredientes:

  • 1 kg de casca de laranja
  • 1 ½ kg de açúcar cristal
  • 10 cravos
  • 1 limão

Modo de preparo:

  1. Ferva as cascas das laranjas;
  2. Deixe de molho na água em temperatura ambiente trocando algumas vezes durante o dia e permanecendo durante a noite;
  3. Descarte a água quando for preparar;
  4. Leve ao liquidificador as cascas para bater;
  5. Despeje na panela junto com o açúcar, o cravo e o suco do limão, em fogo baixo;
  6. Mexa até o açúcar derreter completamente e a mistura adquirir uma textura de caramelo.

Suco de casca de abacaxi

Ingredientes:

  • Ingredientes:
  • Casca de 1 abacaxi
  • 1 litro de água
  • 7 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

  1. Lave bem a casca do abacaxi;
  2. Pique as cascas em pedaços médios;
  3. Bata no liquidificador com ½ litro de água;
  4. Coe e bata novamente com a água restante, o açúcar e gelo a gosto.