Dia dos Pais: ideias de dar água na boca para celebrar a data e torná-la inesquecível - Extrafruti

Confira dicas para preparar um momento super especial e inesquecível para celebrar este Dia dos Pais.

Está chegando aquele grande dia em que a gente para e diz “valeu por tudo, paizão!”. É claro que estamos falando do Dia dos Pais, o momento perfeito pra celebrar e demonstrar todo o nosso amor por aquele que sempre foi nosso herói, parceiro e melhor amigo. É hora de retribuir todo esse carinho de um jeito que ele vai adorar.

E olha só, que tal juntar a fome com a vontade de celebrar? A gente tem algumas ideias incríveis pra você comemorar esse dia de um jeito único e inesquecível. Então, prepara o estômago e o coração, porque vem aí dicas culinárias que vão fazer o dia de vocês ser ainda mais especial!

Sabe aquela história de conquistar alguém pelo estômago? Pois é, é pura verdade! Não há nada como preparar uma refeição que fale por si só e mostre o quanto a gente se ama e se importa. A comida tem um poder incrível de mexer com a gente, não é mesmo? E que tal usar isso a favor de um Dia dos Pais cheio de memórias incríveis? A cada garfada, a gente consegue transmitir carinho e gratidão, e isso é demais.

Então sem mais delongas, tá na hora de dar uma conferida nessas dicas que a gente separou pra vocês. Tenho certeza que você vai conseguir desfrutar de um Dia dos Pais que vai ficar na história!

Café da Manhã Surpresa

Que tal começar o dia com o pé direito e surpreender com um café da manhã daqueles que vão deixar o paizão de queixo caído? A ideia é simples: preparar um banquete matinal cheio das comidinhas que ele mais ama. Tô falando de panquecas fofinhas, ovos mexidos bem cremosos, um cafezinho cheiroso e encorpado, e pode até rolar uma saladinha de frutas, sabe?

O que não falta são opções de dar água na boca! É só juntar tudo o que ele gosta e pronto: você vai dar início a um dia em família simplesmente inesquecível. Pensa só em como ele vai ficar feliz quando ver essa surpresa incrível!

E olha, as opções são várias pra você arrebentar nessa missão. Imagina só acordar o papai com um café da manhã na cama, cheio de coisas gostosas numa bandeja caprichada? Ou então, montar uma mesinha especial toda enfeitada com flores? Ah, meu bem, o que não falta é jeito de tornar esse momento ainda mais brilhante. Afinal, a melhor forma de mostrar o quanto a gente ama alguém é pelo estômago, né? Então, bora dar um toque todo especial nesse Dia dos Pais! ✨🥞🍳🌼

Churrasco em Família

Se o seu pai é um amante do churrasco, você já tem nas mãos uma ótima ideia de como arrasar nesse dia que é todinho dele. Pensa só, não tem maneira melhor de juntar a galera toda pra comemorar do que com um churras de respeito, né?

Olha, a missão é clara: organizar um almoço incrível ao ar livre com direito a uma churrasqueira daquelas. E aí, bora arrasar nesse churrasco que vai ficar na memória?

Agora, foca na jogada: pra fazer esse churrasco brilhar, a gente sabe que não pode faltar uns bons cortes de carne e, claro, acompanhamentos de dar água na boca. Tô falando de saladinhas refrescantes que combinam super bem com um churrasquinho, farofas deliciosas, uns molhos caseiros que dão um tchãn, legumes deliciosamente temperados e assados na brasa, e ah, não esquece dos pãezinhos de alho, que isso sim é uma verdadeira explosão de sabor!

É tanta opção que o difícil vai ser escolher o que não colocar na mesa. Então, bota a mão na massa e já prepara essa festa que vai ser um verdadeiro sucesso de sabores e risadas! 🍖🥗🍞🔥

Prepare um Jantar Temático

E aí, qual é a comida que faz o olho do seu paizão brilhar? É aquela massa suculenta, frutos do mar fresquinhos ou aquela carne suculenta de dar água na boca? Então, pega essa dica maravilhosa: bora fazer um jantar temático que vai deixar o coração dele quentinho e o estômago cheio de alegria!

Imagina só que legal, você pode usar a imaginação e montar uma noite incrível, inspirada no que mais faz o coração do seu pai bater mais forte. Primeiro, pensa nas coisas que ele adora e define um tema gostosinho e superdivertido pra esse jantar. Pode ser uma noite toda italiana, com um monte de massas deliciosas, ou quem sabe uma viagem pelo oceano com um monte de frutos do mar fresquinhos?

E olha só, não para por aí não! Depois de escolher o tema, é só arregaçar as mangas e preparar os pratos que fazem o sorriso dele se abrir de orelha a orelha. E não esquece de caprichar na decoração, hein? Coloca uns detalhes que combinem com o tema e que tenham tudo a ver com a personalidade do seu pai. E pra fechar com chave de ouro, monta uma trilha sonora com as músicas que ele adora. Aposto que ele vai se sentir o cara mais especial do mundo nessa noite incrível! 🍝🦐🎶🌟

Noite de Queijos e Vinhos

Se você tá afim de uma comemoração mais relax, dá uma olhada nessa dica esperta: que tal apostar em algo mais minimalista, pra você curtir só com o paizão e com a família? Se o seu pai é daqueles que não resiste a uns bons queijos e é entusiasta dos vinhos, essa é a jogada perfeita pra surpreender ele de um jeito incrível.

Saca só: monta uma tábua que seja uma verdadeira obra de arte, cheia de queijos escolhidos a dedo, frutas suculentas, castanhas pra dar um toque crocante e umas fatias de frios pra dar um charme.

E não para por aí: pega uns vinhos que vão completar essa festa, harmonizando com os sabores dos queijos. Imagina só que climinha gostoso: todo mundo reunido, estreitando laços, dividindo histórias e curtindo um momento super especial em família. E aí, o que cê acha dessa ideia pra fazer o Dia dos Pais ser uma verdadeira delícia? 🧀🍇🍷✨

Sobremesa Especial

Se na sua família tem uma turma da pesada e não rola bancar um super jantar pro seu paizão, não se preocupa, a gente tem uma ideia que vai arrancar vários sorrisos e “humm” de satisfação! Olha só, que tal preparar um presentão super saboroso?

Aqui a jogada é simples, mas cheia de carinho: que tal mandar ver numa sobremesa que vai fazer todo mundo ficar com água na boca? Imagina a cena: levar uma deliciosa sobremesa pro almoço de família ou encerrar esse dia tão incrível com um docinho que vai adoçar a vida e o paladar do seu pai.

Pode ser um bolo caseiro que você enfeita do seu jeitinho, uma torta recheada com as frutas mais fresquinhas, ou, olha só que ideia, um fondue de chocolate pra todo mundo se lambuzar! Essa sobremesa, com certeza, vai dar o toque final nessa festa de amor e alegria!


O mais importante: independentemente de como você escolher comemorar o Dia dos Pais, o segredo tá em criar memórias que vão ficar pra sempre. A comida é uma linguagem de afeto que une as pessoas ao redor da mesa, e essas lembranças vão ficar com vocês pra todo o sempre. Então, bora aproveitar cada segundo, curtir esses momentos juntos e celebrar esse dia mais do que especial com uma dose extra de carinho e sabor? 🍰🍫❤️

Bônus: Receitas para demonstrar muito amor neste Dia dos Pais

Bolo de caneca de limão siciliano e laranja

Ingredientes:

Massa:
  • 1 ovo
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de raspas de limão siciliano
  • 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • Raspas de limão siciliano para polvilhar
Recheio:
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de suco de laranja
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de raspas de laranja

Modo de preparo:

Recheio:
  1. Leve ao fogo médio o leite condensado, a manteiga, o suco de laranja e as raspas;
  2. Mexa sempre até a mistura engrossar;
  3. Desligue e então reserve.
Massa:
  1. Enquanto o recheio descansa, reúna em uma tigela todos os ingredientes da massa;
  2. Bata bem, até ficar uma mistura homogênea;
  3. Despeje a massa em uma caneca grande e leve ao forno micro-ondas por 3 minutos;
  4. Retire, faça um buraco no meio e recheie com o creme de laranja;
  5. Polvilhe com raspas de limão siciliano para servir em seguida.

Fondue de Abóbora Japonesa

Ingredientes:

  • 1 abóbora japonesa inteira e com casca
  • 100 gramas de queijo Emmental ralado
  • 100 gramas de queijo Gruyère ralado
  • 400 gramas de creme de leite
  • Sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Na churrasqueira:
  1. Coloque a abóbora japonesa inteira em uma churrasqueira, longe da brasa, mas recebendo calor, para assar lentamente, por aproximadamente 3 horas, virando a cada 30 minutos;
  2. Retire a abóbora da churrasqueira, corte uma tampa no topo e, com uma colher, remova as sementes e os filamentos;
  3. Depois retire também um pouco da polpa, mas sem tocar o fundo da abóbora, para não romper a casca;
  4. Reserve a polpa;
  5. Misture a polpa da abóbora com os queijos e o creme de leite;
  6. Tempere com sal e pimenta;
  7. Despeje a mistura dentro da abóbora e volta à churrasqueira, em fogo moderado, por mais 30 minutos, para os queijos derreterem e tudo se misturar.
No forno:
  1. Corte uma tampa no topo da abóbora;
  2. Com uma colher, remova as sementes e os filamentos;
  3. Recoloque a tampa e leve a abóbora para assar em forno preaquecido a 180°C por 10 minutos;
  4. Retire do forno, remova um pouco da polpa e misture aos queijos e ao creme de leite;
  5. Preencha a abóbora com esse recheio;
  6. Volte a tampar e leve-a para assar por mais 20 minutos;
  7. Sirva com pedaços de pão ou carne em espetos para que os convidados possam mergulhá-los no creme.

Lasanha de abobrinha italiana com frango

Ingredientes:

  • 2 abobrinhas italianas médias
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola média cortada em cubos
  • 2 dentes de alho amassados
  • 400 gramas de frango desfiado
  • 1 tomate picado
  • 1 colher de chá de páprica picante
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • Sal e pimenta a gosto
  • 100 gramas de queijo mussarela
  • 1 copo de requeijão cremoso

Modo de preparo:

  1. Corte as abobrinhas italianas em fatias finas (no sentido do comprimento);
  2. Salpique sal e pimenta e reserve;
  3. Em uma panela, esquente o azeite e refogue a cebola e o alho;
  4. Quando a cebola começar a ficar transparente, adicione o frango, o tomate, a páprica, o extrato de tomate, o sal e a pimenta;
  5. Mexa bem até que o recheio fique bem sequinho;
  6. Para montar, seque as abobrinhas com um papel toalha;
  7. Unte uma assadeira com azeite;
  8. Faça uma camada de abobrinha, outra com o recheio de frango e uma de queijo;
  9. Vá montando até encher a assadeira e termine com uma camada de abobrinha.
  10. Para finalizar, coloque o requeijão cremoso por cima da última camada e cubra com o queijo mussarela;
  11. Leve ao forno preaquecido a 180º graus por cerca de 30 minutos, ou até que a abobrinha fique macia;
  12. Agora é só servir. Bom apetite!

Banoffee fácil

Ingredientes:

  • 350 gramas de biscoito maizena
  • 5 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 6 a 8 unidades de banana nanica
  • Meio limão
  • 800 gramas de doce de leite
  • 250 ml de mistura pronta para chantilly
  • Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Massa:
  1. Bata os biscoitos no processador ou amasse até que formem uma farinha fina;
  2. Acrescente a manteiga derretida e misture até que forme uma massa úmida e firme;
  3. Em uma forma de fundo removível de 20 cm de diâmetro, forre o fundo e as laterais com uma camada uniforme de massa;
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos;
  5. Retire do forno e reserve.
Recheio:
  1. Pique as bananas em rodelas grossas e esprema um pouco de limão por cima para não oxidar.
  2. Reserve;
  3. Após a massa esfriar, faça uma camada de doce de leite e espalhe uniformemente;
  4. Faça uma camada com as bananas;
  5. Coloque um filme plástico sobre a torta e leve à geladeira;
  6. Bata o chantilly conforme as indicações da embalagem;
  7. Desenforme a torta e faça uma camada generosa de chantilly por cima;
  8. Polvilhe a canela em pó por cima;
  9. Está pronta para servir!