Halloween: confira dicas simples para organizar uma festa de arrepiar - Extrafruti

O halloween se tornou uma festa super popular no Brasil e, hoje, já é comum comemorar a data por aqui. Se você quer entrar na onda, confira dicas super simples para preparar uma festa assustadoramente incrível.

Embora seja uma tradição da cultura estadunidense, já fazem alguns anos que o halloween tem se popularizado no Brasil e, a verdade, é que esta comemoração fantasmagórica já faz parte do nosso calendário de festas do ano.

A comemoração se popularizou como uma celebração de tudo que tem temática de terror e, para celebrar a data, as pessoas costumam se vestir de fantasmas, bruxas, zumbis e outros personagens assustadores.

Nos Estados Unidos, também é muito comum que as pessoas saiam às casas dos vizinhos fantasiadas para pedir doces, uma tradição conhecida como “trick-or-treating“, o famoso “doces ou travessuras”.

Mas por aqui, o que se tornou popular mesmo foram as festas à fantasia, que usam dos temas mais criativos, indo de personagens famosos da cultura pop, até a reproduções de memes icônicos.

Se você é apaixonado pela data e está pensando em fazer uma festa de halloween, mas não sabe por onde começar e nem quer gastar rios de dinheiro, fique calmo! Você não precisa de um orçamento gigante e muito menos de semanas de preparação para criar uma festa memorável e assustadora. Com algumas dicas simples, você pode organizar uma festa que vai deixar os seus convidados de cabelo em pé. Confira algumas ideias super fáceis para garantir uma noite inesquecível.

Escolha um tema assustador

O primeiro passo e, um dos mais importantes, da organização de uma festa é a escolha do tema que você pretende abordar. No caso do halloween você pode seguir por um caminho mais clássico e generalista, envolvendo diferentes elementos da temática de terror, como zumbis, vampiros e bruxas.

Ou partir para um caminho mais único e que tenha a ver com você, reproduzindo cenários e elementos de um filme de terror ou livro específico, por exemplo. Definir um tema vai ajudar você a se orientar na hora de tomar decisões relacionadas a decoração, fantasias e até mesmo o cardápio que será oferecido.

Abuse da criatividade na decoração

Não existe festa de halloween sem uma decoração caprichada e arrepiante! E fazer isso pode ser mais simples do que você imagina. Não é necessário gastar grandes fortunas e muito menos grandes estruturas para impactar os convidados com a sua decoração, para atingir um resultado legal você só precisa de uma coisa: criatividade!

Pense bem nos elementos que vão te ajudar a chegar na atmosfera desejada para o tema que foi definido e veja em casa elementos que vão te ajudar a compor a decoração. Em lojas de decoração e papelarias busque os materiais que remetam ao halloween e use a criatividade para criar peças decorativas artesanais. Use teias de aranha, abóboras, velas e objetos assustadores para criar uma atmosfera sinistra.

A iluminação é um ponto essencial, que ajuda a trazer um clima ainda mais especial, luzes fracas ou mesmo apagadas, lâmpadas coloridas e velas adicionam um toque misterioso a decoração. E para arrematar tudo, ambiente sua festa com músicas de terror, monte uma playlist com os maiores clássicos e dê aquele toque especial.

Organize um concurso de fantasias

Depois da decoração, a coisa mais importante e, que não pode faltar em uma festa de halloween, são as fantasias. Elas ajudam a completar o clima da festa e trazem aquela energia toda especial, além, claro, de ser um elemento que ajuda os convidados a se enturmarem.

Por isso, deixe bem claro no seu convite que todos devem ir fantasiados, se eles deverão ou não seguir algum tema específico, fica a seu critério e vai depender da temática escolhida para a festa. Para incentivar que seus convidados caprichem na fantasia e tornar a festa ainda mais divertida, promova um concurso de fantasias e ofereça prêmios para as melhores criações, o mais assustador e o mais criativo podem ser algumas das categorias.

Prepare jogos e atividades

Além do concurso de fantasias, uma ótima ideia para animar os convidados e criar uma festa de halloween bem tradicional, é apostar em alguns jogos e atividades interativas.

Na cultura estadunidense existem alguns jogos temáticos que são bem comuns nas festas de halloween, como por exemplo, o “Bobbing for Apples” (afundar maçãs) em que os convidados precisam “pescar” maçãs com a boca dentro de um recipiente com água.

Mas você também pode criar suas próprias experiências, como por exemplo, organizar uma caça ao tesouro assombrada, espalhando surpresas e pegadinhas pela casa. Os jogos são uma ótima opção, pois eles ajudam a manter os convidados entretidos e incorporam o espírito da festa.

Faça lembrancinhas assustadoras

Boas festas sempre despertam na gente aquele desejo de levar um pouquinho pra casa, para ter uma recordação dos momentos vividos e, quando organizamos uma festa memorável, é isso que desejamos, que nossos convidados guardem esta lembrança.

Uma boa ideia para garantir que a sua festa não seja esquecida, é oferecer lembrancinhas, que, além de tudo, ainda farão cada convidado se sentir especial. Seja criativo e pense em ideias simples, que você pode fazer em casa, para se despedir dos seus amigos no final da festa, você pode oferecer sacolas de doces ou mesmo itens personalizados com o tema da sua festa, o importante é que todos saiam felizes.

Crie um espaço divertido para as fotos

E por falar em recordações, você com certeza vai querer ter registros divertidos da sua festa e eternizar este momento tão legal com os amigos.

Pra deixar a experiência mais completa e os seus convidados super empolgados para registrarem o momento e compartilharem nas redes sociais, separe um cantinho na sua casa e prepare um pequeno cenário temático, para que os convidados possam tirar fotos divertidas. Com certeza eles vão adorar ter recordações da sua festa.

Prepare um cardápio de deixar os cabelos em pé

Por último, o mais importante, não existe festa boa e inesquecível sem comidinhas deliciosas! Este é mais um ótimo momento para soltar a criatividade e criar visuais super divertidos com a comida que será servida aos convidados.

Prepare um cardápio assustador – no melhor sentido da palavra -, com comidas e bebidas temáticas que tenham a cara do halloween e da sua festa. Cabeças de abóbora recheadas, maçãs “envenenadas” e drinks sangrentos, são apenas algumas das muitas opções que você pode preparar para surpreender a galera, confira a seguir algumas ideias de comidas, que, com certeza, vão deixar todos mortos – de vontade de experimentar o seu cardápio.

Mini cabeças de abóboras recheadas

Nossa primeira ideia já envolve o elemento mais tradicional do halloween: a abóbora. Afinal, todo mundo espera ir em uma festa onde ela é o grande destaque. Aqui, a ideia é criar um prato super saboroso, em vez de usar apenas como decoração e, o preparo, é mais simples do que você imagina.

Corte mini abóboras e retire o interior, depois encha com sopa de abóbora ou outro recheio saboroso que seja da sua preferência, você pode levar ao forno para gratinar. Além de ser uma opção deliciosa, esta é uma receita super saudável.

Fantasminhas de morango

Essa ideia é super simples e envolve uma combinação infalível, que todo mundo ama: morango e chocolate. Olha só como é fácil, você só precisa revestir os seus morangos – inteiros e limpinhos – em chocolate branco derretido. Depois que endurecer, é só fazer uns olhinhos com um pouquinho de chocolate ao leite e estão prontos os seus fantasminhas. Buuu 👻.

Maçãs envenenadas

Esse daqui é um clássico que também não tem erro e que ajuda a criar uma decoração super divertida. A inspiração é uma receita que você já conhece, as maçãs do amor, só que neste caso, para criar um visual assustador, você deve adicionar um pouquinho de corante comestível preto e voilà, temos maçãs “envenenadas” deliciosas, que até a madrasta da branca de neve ia querer um pedaço.

Monstrinhos de tomate recheado

Essa ideia é bem parecida com a primeira, mas aqui a estrela será o tomate. Pra preparar, você precisa cortar o tomate delicadamente, retirando o topo e toda sua polpa, depois você precisa cortar olhos, nariz e boca com formas divertidas e rechear com aquilo que mais gosta. Pra finalizar você pode levar os seus tomates ao forno, além de trazer um sabor delicioso o tomate fica levemente ressecado, dando um aspecto ainda mais horripilante aos seus monstrinhos.

Poções encantadas

Uma festa divertida pede bons drinks e, no halloween, não é diferente. Pra alegrar os seus convidados e ainda reforçar a temática da festa, abuse da criatividade e crie bebidas temáticas e diferentonas, como ponches verdes de “poção de bruxa” ou coquetéis sangrentos (com o nosso delicioso Suco Beta, por exemplo) para os adultos, utilize diferentes bebidas e sucos deliciosos, para que suas bebidas, além de bonitas, fiquem deliciosas. Use jarros de vidro ou frascos de laboratório para servir as bebidas de formas bem diferentes e surpreender a galera. Não esqueça também de pensar em opções não alcoólicas, pra agradar a todos os convidados.

Biscoitinhos tenebrosos

Um prato muito comum em festas temáticas, devido a sua possibilidade de ganhar diferentes formas, são os biscoitos, deliciosos e fáceis de fazer, eles ajudam a compor muito bem a decoração. Escolha os sabores que você mais gosta, utilizando frutas e especiarias e faça biscoitos com diferentes formas, desde fantasminhas até vampiros.

Guacamole radioativo

Fotografia: Nathan Congleton

Nossa última receita traz um clássico mexicano, o delicioso guacamole, super saboroso, ele combina muito bem com a alegria das festas. Aqui você pode preparar a receita tradicional, o diferencial vai estar na sua apresentação, utilize recipientes divertidos e decore com itens que ajudem a trazer uma cara mais fantasmagórica, a cor verde intensa do abacate, por si só, já traz a este prato um visual bem legal e que abre várias possibilidades.


Não esqueça de considerar as preferências alimentares e possíveis alergias dos seus convidados ao planejar o cardápio, pra que todos possam comer e aproveitar bem a festa.

O mais importante, é se divertir e criar uma atmosfera acolhedora e amigável. Com essas dicas simples, sua festa de Halloween será um sucesso absoluto, cheia de sustos e risadas. Prepare-se para uma noite emocionante e cheia de momentos memoráveis! Feliz Halloween! 🎃👻.